TIME DE GUERREIROS...Por Humberto Sobierajski Filho
Nenhuma narração, nenhum texto pode descrever o que aconteceu ontem na Ressacada. Mas se nada pode explicar ou dizer como foi, a torcida lembra bem, por que já viu acontecer várias vezes. Dessa vez foi mais tranquilo que em outras oportunidades, mas fizemos mais do que simplesmente assistir o jogo e do que apoiar o time. E o time fez mais que somente jogar futebol.
Na noite de ontem perdemos uma competição importante, sim, saímos da Copa do Brasil, mas saímos lutando. Saímos da Copa com a cabeça erguida e com a certeza que neste ano muito mais há de vir. Como diz o Hino do Avaí “o time vem quente”. Mas os dias de glória, encontramos ontem, hoje e amanhã. Não é mais um encontro marcado. É uma realidade diária.
Somos hoje um time que mete medo. Somos um time que é guerreiro. Somos uma torcida de guerreiros. Obtivemos uma vitória custosa, num jogo difícil, com muito mais que somente a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. Ontem, além do futebol classe (e série) A, mostramos que temos tudo que um grande clube precisa. Mostramos que dentro da nossa caminhada saímos da posição de time distrital que tinhamos no início da década de 90 para sermos um time nacional. Mostramos que não seremos conhecidos somente por ser o time do Guga.
O Grêmio Porto-Alegrense veio com salto alto, se esquecendo do que aconteceu nos 30 minutos finais do jogo no Olímpico. Eles tem memória curta. Foram 75 minutos seguidos de sufoco, 30 no Olímpico e o primeiro tempo na Ressacada. Por infelicidade marcamos uma vez só. Por garra fizemos mais dois gols no segundo tempo. Por sorte eles encontraram uma falta que mudou tudo. Por azar, o time que deu trabalho é o remendo que podíamos botar em campo.
E que remendo. Sem o nosso ataque titular mordemos, beliscamos e jogamos pra cima. Mostramos uma face do Avaí que muitos conhecem, mas esquecem. Que somos o Time da Raça! Num placar de três a dois a vitória foi nossa. E que vitória. Um aviso aos times que acham que somos fáceis. Um lembrete à nossa torcida. Uma demonstração de Raça, acima de tudo.
Do jogo não há muito o que se falar. Tecnicamente o Avaí foi superior e por isso a torcida foi junto. Lembramos certos faladores que o Avaí não é o Avaí por causa de um time, de um técnico ou da sua torcida mas sim que é o Avaí por causa de tudo isso. O time entrou vibrando com a torcida e a torcida vibrando com o time. E se o Silas, que achava que seria um “passeio” esqueceu, nós lembramos que o Avaí é um só, Time e Torcida.
É isso que o Avaí deve levar para sempre. “Guerreiro... Time de Guerreiro”, quando tudo está perdido a torcida se levanta. A torcida demonstra por que é o Avaí. O time corresponde, e como um só, Time e Torcida, 10.000 Guerreiros entram em campo. A classificação não era impossível. Era apenas improvável, e como tal não aconteceu. Mas algo maior aconteceu. O time, desclassificado saiu ovacionado pela sua torcida, o Time da Raça. Por que cada torcedor que ficou até o último minuto sabia que lá dentro, em 11 jogadores, podia ver o seu rosto, podia ver a sua garra, via o seu Avaí.
E no final, um time de remendos, um time misto, mostrou à que veio, veio para a vitória. Veio para jogar futebol. E foi jogando futebol que torcida e time incendiaram a ressacada e fizeram da vitória um sinal de garra, de guerra; um grito de batalha a ser cantado em todo jogo, em todo canto, todo dia.
Aos nossos 10.000 Guerreiros, meus parabéns. Deixo somente um pedido, não nos abatermos agora, pois a guerra vai longe e cada braço forte vai ser necessário. Aos 11 que estavam em campo, merecem mais que parabéns, merecem sim, estar junto com os guerreiros, rumo à glória que já chegou e na qual estaremos. Vamos vamos, Avaí!
PS.: Além da torcida do Grêmio, o técnico deles também tem memória curta. Esqueceu a Raça, esqueceu que somos Guerreiros, como ele mesmo viu na final do Catarinense ano passado
Nota do blogueiro: O belo texto do amigo Humberto, traduz e sintetiza o que foi a Ressacada na noite de ontem. Perdemos a classificação, mas ganhamos guerreiros para a conquista do catarinense. Valeu Humberto, o blog está sempre aberto a todos os torcedores.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário